Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dia de São Pedro - Bolo de Milho

Hoje é aniversário da pessoinha mais importante do mundo! Da Laura ;o) Parabéns Filha!
E, também, é dia de São Pedro; comemorado em todo o país nas Festas Juninas, principalmente no Nordeste. Por isso a escolha desta receitinha ;o)

Ingredientes:

- 1 lata de milho
- 3 ovos
- 1 copo de leite ou 1 vidro de leite de coco
- 1/2 xícara de óleo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 3 colheres de chá de fermento em pó


Bater no liquidificador o leite, os ovos, o óleo e o milho. À parte, misturar a farirnha e o açúcar. Acrescentar os ingredientes líquidos aos poucos até ficar homogêneo. Por último colocar juntar o fermento à mistura. Assar em forno pré-aquecido, numa forma com buraco no meio por, aproximadamente, 30 minutos.

Bom apetite! E Viva São Pedro!

Ps: Sobre São Pedro ;o)


O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.
Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.
Um dia Jesus pediu sua barca para falar a uma multidão de pessoas, na Galileia. Após voltar, disse a Pedro que pescasse em mar mais profundo. Como Pedro acreditava nas palavras de Jesus, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes.
Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.
Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".
Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.
Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.
Na igreja católica, no dia de São Pedro é feita uma comemoração com uma grande festa junina. Nesta acontecem várias queimas de fogos com danças e muitas comidas típicas.
São Pedro é considerado o mais sério dos três santos juninos. Dizem que santo Antônio é o santo casamenteiro, mas é no dia de São Pedro que se escolhe o melhor pretendente.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola