Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Aplicativos que falam a nossa língua

A Manati é uma editora brasileira que criou uma série linda de aplicativos para crianças em português: Chapeuzinho Vermelho, 3 Porquinhos, Mistureba, Arrepio e ABC do Curumim.

As clássicas histórias da Chapeuzinho Vermelho e 3 Porquinhos ganharam versões fofas para iPad e iPhone com os desenhos e estampas da ilustradora Mariana Massarani. A sugestão é que os livros sejam lidos da seguinte maneira: primeiro as crianças devem ler o livro só com a imagem, tocando e descobrindo sons. Em seguida, é hora de gravar a voz dos pequenos e deixar que eles mesmos contem a história do jeito que quiserem. Depois que essa tarefa for concluída, chega e vez de ouvir a narração dos locutores mirins. Então, que tal ler o livro ouvindo a gravação profissional. Por último, é hora de explorar as outras seções: colorir, brincar de quebra-cabeça e jogo da memória, trocar a roupa da chapeuzinho, desenhar o que tem dentro da barriga do lobo e dirigir o carro dele.

O aplicativo Mistureba, disponível para iPad e iPhone, é uma divertida brincadeira. Um desenho de um personagem ocupa a tela e a criança pode bagunçá-lo escolhendo a cabeça de um, perna de outro e corpo de um terceiro. É possível criar seus próprios desenhos e misturá-los também com os outros. Depois é só tirar uma foto e enviar a divertida imagem por email.

Arrepio tem uma proposta bem diferente. Você sacode o iPad ou o iPhone e recebe uma carta com uma imagem e escuta o início de uma história assustadora. O final quem inventa é o pequeno leitor, que pode gravar sua narração. São 17 cenas e começos de histórias. Os desfechos são infinitos, só dependem da imaginação da criança.

ABC do Curumim é um livro-aplicativo de abecedário clássico com grandes letras, palavras e, agora na versão digital, sons. De maneira lúdica as crianças aprendem o som das letras, se familiarizarem com o alfabeto, aprendem a ler ou reforçam o processo de alfabetização. Os livros de história em inglês podem ser traduzidos pelos pais ou mesmo explorados pelas crianças, mas no caso do abecedário é fundamental que seja em português. Disponível apenas para iPad.




Legal né? A Dica é do Mundo Ovo. Mais uma dica deles, que show de bola, e claro que tive de replicar! ;o) E, eles ainda pesquisaram os preços para nós. Vê só:

Chapeuzinho Vermelho
iPad: USD 2,99
iPhone: USD 1,99

Três Porquinhos
iPad: USD 2,99
iPhone: USD 1,99

Mistureba
iPad: USD 1,99
iPhone: USD 1,99

Arrepio
iPad: USD 2,99
iPhone: USD 2,99

ABC Curumim
iPad: USD 4,99

Nenhum comentário:

Postar um comentário