Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Comunidade Online para Crianças

DIY.orgEsta dica é para quem curte atividades na internet junto com os pequenos e busca alternativas legais, muito além de jogos de trânsito ou lutas ;o). Veio lá do Mundo Ovo. E, é bem legal. Mas é preciso manjar um pouco de inglês, pois o DIY ainda não tem versão em português.

O DIY.org é um site para as crianças compartilharem seus projetos criativos online. O site auxilia os pequenos a criarem um portfólio próprio – com seus desenhos, projetos escolares etc - em uma página pública para ser compartilhada com os amigos e familiares.


Apesar de ser um site, a ideia é estimular as crianças a ficarem um tempo offline contruindo seus projetos. Depois de pronto, elas tiram fotos ou fazem videos e colocam o resultado na rede para todos verem. Os pais e amigos podem colar adesivos na página da criança – gênio, incrível, bonito etc. – para dar aquela força. Os responsáveis possuem seu próprio painel para acompanhar o progresso e garantirem que as crianças não estão compartilhando imagens indevidas.

A ideia é estimular a criatividade e deixar que as crianças criem livremente, descobrindo seus próprios interesses e habilidades. Para se inspirar, as crianças podem navegar pelos outros projetos ou ainda participar de alguns desafios propostos pelo site. Na página skills, você escolhe uma categoria e desenvolve um dos desafios propostos. Os cartógrafos, por exemplo, devem fazer um mapa de viagem, a planta do seu quarto, aprender a se orientar através de uma bússola ou desenhar um mapa do tesouro. Também é possível ser um engenheiro do vento, mecânico de bicicletas, costureiro, jardineiro, programador etc. Tem para todos os gostos.

Um app gratuito desenvolvido para iPhone torna o processo ainda mais fácil para as crianças. A faixa etária recomendada é a partir dos 4 anos. Será que conseguimos formar um grupo legal de brasileiros lá? Vambora!!! Nós já estamos experimentando... ;o)